Espaço Sede
Pelo entendimento de que o C.A.M.A. é uma casa antiga com diversos problemas, um laudo estrutural do espaço sede foi feito numa tentativa de entender quais são as necessidades de reforma.
O relatório emitido em agosto de 2020 aborda algumas questões como “o imóvel ser antigo e não ter planta disponível”, o sistemas de isolamento acústico, de exaustão da cozinha, do sistema de incêndio e da ventilação do subsolo ter falhas. Além disso, também aborda questões como a presença de inúmeras “trincas, fissuras, fiação de forma exposta e desorganizada, infiltrações e piso em más condições” em vários espaços de todos os pisos. É importante ressaltar que o piso superior (mezanino) e a escada para o mezanino foram “condenados” pelo laudo devido o risco que apresenta para os frequentadores. Outro ponto preocupante foi a presença de uma fissura grande observada na área externa.
A orientação final do relatório é que as atividades sejam paralisadas até que os problemas estruturais sejam resolvidos. Diante disso, a executiva refletiu sobre possíveis implicações desses problemas para a gestão do C.A.M.A. Então, ela concluiu que existem possibilidades de problemas trabalhistas, além de riscos iminentes aos alunos. Coloca as condutas:
● A curto prazo: mudança do local de trabalho do Rafa, orçamento de serviços para reformas estruturais mais urgentes, comunicação da F.A.V.C. sobre esses problemas (o que já foi feito informalmente em reunião essa semana), discutir a possibilidade de mudar o centro acadêmico de endereço.
● A Longo Prazo: Os Diretores trouxeram para nós a possibilidade para uma casa nova que é uma possibilidade que está em jogo.
Aumento de vagas
Um dos principais assuntos que surgiu na nossa gestão foi a ampliação das vagas do curso de Medicina de 120 para 180. Esse assunto surgiu com a troca da diretoria da faculdade no início do ano, quando descobrimos que essa ampliação já havia sido liberada pelo MEC e que a nova diretoria já estava colocando em ação projetos no sentido de garantir essa ampliação(aumento do número de salas, reforma de laboratórios, quadra nova, etc.). Desde então o centro acadêmico, representando corpo estudantil se posicionou contrário a essa ampliação e esse posicionamento foi levado a diretoria da faculdade. Apesar desse posicionamento e o levantamento de questões problemáticas no projeto de ampliação das vagas (principalmente em relação ao internato e a escassez de espaço no hospital e nas UBS) a pauta foi votada na congregação na semana do dia 24/08/20 e foi aprovada.